Contagem vai modernizar o sistema de vagas rotativas nas regiões centrais da cidade, além de facilitar o acesso a serviços voltados à circulação de veículos e pessoas. A partir do dia 4 de novembro, entra em operação o “Transcon APP”. O novo aplicativo vai simplificar o tempo de quem precisa estacionar nestas áreas, organizar o trânsito e ampliar a oferta de vagas em ruas em que a concentração de comércios, clínicas médicas, veículos e pessoas é alta.
“Trata-se de um sistema prático, que democratiza o uso das vagas de estacionamento, garantindo maior rotatividade e acesso igualitário. É fundamental que as pessoas entendam que as vagas e as ruas não têm proprietários. O rotativo promove um trânsito mais organizado e facilita o acesso tanto aos serviços quanto ao comércio local”, destacou o vice-presidente da Transcon, Leonardo Reis.
Para utilizar o Transcon APP, basta baixá-lo no seu celular (clique aqui para baixar o aplicativo), fazer o cadastro com os dados do seu veículo, como nome, telefone, CPF e placa. No momento em que for estacionar, efetue a compra dos créditos e ative o rotativo. Escolha o período conforme a sinalização de trânsito no local, que pode ser de 1h, 2h ou 4h.
Dúvidas e respostas sobre o rotativo
A Transcon informa que o sistema de estacionamento rotativo existe, em Contagem, desde 2007. Neste ano, houve uma concessão de exploração deste serviço com prazo contratual de 15 anos. Inicialmente, a tecnologia adotada pela empresa que ganhou a concessão era o Paquímetro, em que os condutores adquiriam créditos por meio de um botton. Em 2018, uma nova tecnologia, por meio de aplicativo, foi implementada conforme previsto em contrato. No entanto, logo em seguida veio a pandemia e houve uma queda na utilização. O aplicativo, que era pouco funcional, acabou tornando-se inoperante e obsoleto. O contrato foi finalizado em 2022. Desde então, a Transcon trabalha no desenvolvimento de uma tecnologia própria, de fácil utilização, que pode ser acionada com poucos cliques e que oferece outras funcionalidades (serviços). Essa tecnologia é o aplicativo atual, lançado recentemente.Clique aqui para baixar o aplicativo.
2. Qual o período de permanência ?
No momento de estacionar, o motorista efetua a compra dos créditos e ativa o rotativo, escolhendo o período de permanência, conforme a sinalização de trânsito no local, que pode ser de 1h, 2h ou 4h. Esclarece que após o término do tempo escolhido, o condutor deverá liberar a vaga para outro veículo. Além disso, os usuários que adquirirem créditos poderão contar com um bônus de 30 minutos.
3. Qual o valor do rotativo (unidade)?
R$ 4,50
4. Qual a forma de pagamento para adquirir o crédito?
O novo sistema de rotativo digital adotará o Pix como forma de pagamento principal nesta fase inicial. A escolha foi feita considerando a facilidade e segurança que o método oferece em relação aos dados dos usuários. Em caso de perda ou roubo do dispositivo, não há risco de exposição de dados bancários, pois o sistema não armazena informações sensíveis, como números de cartão ou conta corrente. O Pix foi selecionado também por ser uma opção amplamente utilizada e de operação rápida, permitindo ao usuário gerar e realizar o pagamento com apenas dois cliques.
5. Quem não tiver o aplicativo instalado, como poderá adquirir os créditos?
Em breve, haverá pontos de venda de créditos avulsos para o rotativo, situados em estabelecimentos comerciais da região. Esses pontos estão sendo credenciados e serão divulgados amplamente para que a população possa acessar as vagas de estacionamento com facilidade.
6. Horários em que a rotatividade é exigida?
O sistema funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h. Aos domingos e feriados, não é necessário o uso do crédito digital.
7. Quais locais haverá rotativo ?
A princípio, o uso do rotativo digital será obrigatório em 53 vias da região do Eldorado (ver abaixo). Posteriormente, será estendido para outras regiões que possuem grande fluxo de veículos e de pessoas.
8. Quantas vagas são rotativas no Eldorado?
Nesse primeiro momento, são 2.000 vagas rotativas na região do Eldorado.
Confira as ruas na região do Eldorado que contarão com o sistema rotativo a partir de 4 de novembro:
Pç. Paulo Pinheiro Chagas
Av. Dr. Cincinato Cajado Braga
R. Tupã
R. Bélgica
R. Manoel Teixeira Camargos
R. Alemanha
R. Peru
R. Hungria
R. Portugal
R. Itália
R. França
Av. João César de Oliveira
R. Felisberta Francisca de Carvalho
Av. Olímpio Garcia
R. Norberto Mayer
R. José Olinto Fontes
R. Eucaliptos
R. das Palmeiras
R. Haia
Av. Pedro Olímpio da Fonseca
R. Inglaterra
Av. Londres
Av. José Faria da Rocha
Pç. Residencial Quartzo
R. Iretama
Tv. B-3
Tv. C-7
R. Anita Soares Quintão
R. Peru
Av. Dr. João Augusto Fonseca e Silva
R. Ingás
R. Jatobás
R. Casuarinas
R. das Mangueiras
Travessa A-8
R. Madre Margherita Fontanarosa
R. Acácias
Pç.Nossa Senhora da Glória
R. Monsenhor Bicalho
R. Urucuri
R. Acará
R. Síria
R. Sibéria
Tv. C-1
Tv. C-2
Tv. C-5
R. dos Angicos
R. Buganville
Tv. B-2
R. Courupita
R. Grécia
R. Manoel Teixeira de Camargos
R. Tamarindos
Serviços adicionais
Mais que um rotativo digital, o App vai aproximar o cidadão dos serviços oferecidos pela autarquia. Nesse primeiro momento, o aplicativo também poderá ser usado para solicitar a credencial de estacionamento destinada a idosos e pessoas com deficiência (PCDs). Após a solicitação, o documento é enviado via Correios para o endereço informado pelo solicitante. Ele tem a opção, também, de buscá-lo na Transcon (av. Babita Camargos, 1.295 / 2º andar - bairro Cidade Industrial). A credencial é de uso obrigatório em todas as vagas reservadas e deve ficar em local visível (sobre o painel, com a frente voltada para cima).
Em breve, novos serviços relacionados ao trânsito de Contagem serão incorporados ao aplicativo. A autarquia informa ainda, que manterá um monitoramento contínuo do sistema e repassará as dificuldades de operação para as equipes em campo. Todas as informações sobre o novo sistema, incluindo endereços dos pontos de venda, serão amplamente divulgadas para garantir que os cidadãos estejam bem informados sobre as opções de pagamento e acesso ao sistema.